segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Um dia de cada vez


Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue".Auto-disciplina é a habilidade de aderir a ações, pensamentos e comportamentos que resultem em crescimento pessoal.

Sem disciplina, você nunca irá a lugar nenhum. Uma pessoa sem disciplina pode ter um potencial enorme, mas terá dificuldade de atingir seus objetivos.

Os quatro elementos necessários para desenvolver a auto-disciplina são:

1) Motivação

;2) Objetivos;

3) Auto-controle;

4) Persistência.

COMO FAZER?

No entanto, algumas pessoas acreditam que essa disciplina é, em si mesma, um dom. Quanto a isso, tenho boas notícias. Não é verdade. Disciplina se aprende. E, como um músculo, pode ser treinada. Veja como:

1 - Acabe com as desculpas.Seres humanos são especialistas em desculpas, e em encontrar bodes expiatórios. O fato de que a situação não está boa, ou de que fulano fez algo que o boicotou não é razão suficiente para que você deixe de fazer todo o possível para ter sucesso e ser feliz.Lembre-se que cada vez que você atribui um dos seus problemas a uma instituição ou a uma pessoa, você abre mão de seu único poder: o poder sobre si mesmo. Algo ou alguém podem realmente ser a origem dos seus problemas. Mas a solução deles só terá uma origem: você. Portanto, deixe de lado "eles" e o possível mal que lhe causam ou causaram. Pense em como você irá evoluir e vencer.


2 - Comece devagar.Nenhum campeão de halterofilismo começou levantando 200 quilos. Nem você vai se transformar no que quer ser em um dia. Você também não irá conseguir ser um exemplo de disciplina em apenas um dia.Mirar alto é bom e é necessário. Mas o sucesso é a soma de pequenos passos. Como um atleta em treinamento, você começará andando, depois andando depressa, depois correndo.Estabeleça metas modestas - manter seus papéis organizados, ou responder a todos os telefonemas que deve responder. Quando estiver bem treinado, exija mais de si. Como um músculo que se torna mais forte, a disciplina irá se tornar um hábito cada vez mais arraigado a cada vitória sobre si mesmo.


3 - Não há exceçõesUma vez que tenha estabelecido sua meta inicial de disciplina, não faça exceções. Quando começamos a fazer exceções, as exceções se tornam a nova regra. E o seu objetivo vai por água abaixo. Por isso que é preciso começar aos poucos, com coisas que você seja efetivamente capaz de fazer.


4 - Não se considere um messias ou um mártir.Não existe nada mais incomodo do que um ex-fumante que se dedica a "converter" os fumantes na sua campanha contra o fumo. Da mesma forma, O fato de você ter optado por ser uma pessoa disciplinada - e portanto vencedora - não significa que, a partir de agora, você irá exigir que todos ao seu redor vivam pelos seus novos parâmetros.Também não significa que você irá cumprir as tarefas que se impôs como se fossem uma cruz que carrega. Afinal, se você mantiver os olhos no horizonte, verá sempre a meta que tem à frente. E a disciplina diária será apenas um hábito que incorporou para chegar a essa meta. Portanto, faça um favor a si e aos que vivem com você - faça também da alegria uma nova disciplina.


Todo dia você faz tudo igual? Acorda atrasada, toma uma ducha meia-boca, engole um pão dormido e sai correndo para o trabalho, deixando para maquiar-se no caminho? Pula o almoço ou come na mesa do escritório e chega no fim do dia cansada, estressada, sem vontade de mover nem o dedo do pé e muito menos limpar e arrumar a casa? Cozinhar para si então, nem pensar, a refeição sai do freezer pro microondas e dele pro seu estômago sem você nem saborear direito? Para "relaxar", você acaba o dia na internet, teclando pelo messenger com as amigas dizendo como está arrasada, desmotivada, sem energia...

Pára tudo! É bom ter uma rotina para não se perder, mas ela precisa ser positiva para a sua vida. Viver sempre correndo, sem tempo para cuidar de si mesma, é uma furada que acaba com sua auto-estima. É isso mesmo. Uma pessoa que não tem momentos de descanso e lazer tende a ficar irritadiça e pouco tolerante no dia-a-dia. Esse comportamento afeta as relações de trabalho, o convívivo com a família e com os amigos, além da vida amorosa.Equilíbrio e bem-estar



1) Reorganize sua rotinaEsse é o ponto principal. Sem parar e pensar sobre suas atividades diárias, o que precisa melhorar, quais podem ser cortadas ou diminuídas e quais são as que devem ganhar espaço na agenda, será tudo em vão. Se você não estiver disposta a encarar essa tarefa, vai ler as dicas abaixo acreditando ser impossível seguí-las. Seja mais você!

2) Coma de maneira saudável:Temos que ter em mente que os rodízios de pizza com os amigos, os petiscos do barzinho com o namorado e os fartos almoços com colegas de trabalham são as exceções à regra. Manter uma alimentação equilibrada faz o corpo funcionar melhor e traz bem-estar físico e mental.

3) Mexa esse corpinhoÉ sério: praticar atividades físicas libera hormônios que proporcionam sensação de prazer e alegria. No início, sair do sedentarismo não é fácil, mas bastam 30 minutos ao menos três vezes por semana para o corpo sair da inércia. Experimente acordar uma hora mais cedo para caminhar pelo bairro antes do trabalho.


4) Descanse para trabalhar melhorNão é à toa que o fim de semana é considerado "descanso remunerado", ou seja, você recebe por trinta dias de trabalho, mas usa esses dois dias para lazer e descanso. Por mais tarefas que você tenha, tire ao menos algumas horas do sábado ou domingo para relaxar e fazer algo por você. Pode ser tirar um cochilo à tarde, fazer uma sessão de beleza em casa ou cozinhar aquela comida especial. Esvaziar a mente é importante, senão o risco de estafa e outros problemas de saúde é grande.


5) Sono que revigoraQuem dorme mal, além de ficar mais cansado durante o dia, sonolento e mau-humorado, ganha olheiras, tem mais tendência para engordar e perde concentração. Precisa dizer mais?


6) Dinheiro é bom e a gente gostaVocê quer comprar um carro, mas acha que nunca dá. Está sonhando com a casa própria, mas não tem poupança, aplicação financeira ou metas reais para conseguír realizar seu desejo. Em compensação, seu armário está abarrotado de roupas ainda com etiqueta, sapatos de todas as cores e cremes que você nunca vai usar. Repensar a forma como gasta (e guardar) seu dinheiro é o primeiro passo para deixar de ter dívidas de cartão de crédito estourando todos os meses.


7) Uma coisa de cada vezAs mulheres têm a capacidade de fazer mais atividades simultâneas que os homens. Mas isso não quer dizer que é bom tirar proveito disso o tempo todo. Se você é exigida no trabalho e precisa tomar decisões, ler e-mails, responder mensagens e falar ao telefone, tudo ao mesmo tempo, não precisa levar esse comportamento para a vida pessoal. Tentar ser mulher-maravilha desgasta e, pior, você vai sempre deixar algo a desejar em algum aspecto.


Achei este artigo sinceramente nao lembro onde li, nem o nome do(a)autor(a). Interessante ele né?!


Meu dia foi bem melhor consegui segurar firme na alimentação,não dei conta de caminhar porque tô com uma falta de ar danada por conta do bronquite, eu fiquei até triste pq não dei conta de caminhar,vou passa pelo medico amanha, vamo ver.
Me pesei to com 77kg, minha primeira meta é eliminar 10kg.
Amanha com mais tempo venho escrever sobre minha alimentação e minhas medidas.
Boa noite, ou melhor bom dia a todas.
E boa semana pra nos todas.
Bjus





8 comentários:

Mirelle disse...

Oi Luciana!!!

Muito legal o texto. Boa semana.Beijos

Unknown disse...

Oi Lu, ainda nao consegui parar para mandar o passo a passo para mudar o template do blog, então vou escrever aqui.....eu procuro o template no google: digito template para blog, e vem varios, ai entro nos sites e escolho o que me agrada mais. Cada site tem seu modo de aplicar o templates mas todos dão as dicas, o meu eu peguei no site abaixo quando escolhi o template ja apareceu o HTML ai so colei no meu blog, entrei no meu blog em editar HTML e colei o novo template. Pronto é so salvar e esta pronto. A unica coisa ruim é que perde todas as configurações anterior como endereço de blog livros e perfil, mas é so fazer um backup antes e pronto. da um trabalhinho mas´o resultado é sempre legal.

Endereço do meu template, la tem varios legais http://www.templatesdalua.com/index.php?id=templates_resultado&id_categoria=15

Unknown disse...

Oi Lu, você disse uma grande verdade. Nós acabamos nos curvando diante desa realidade, principalmente quando queremos alcançar o corpo magro. Estamos sem escapatória,a credito ser um processo lento, mas irá mudar aos poucos.
Gostei de sua postagem sobre disciplina. Já escrevi em um post antes, que Renato Russo disse: Disciplina é liberdade!
É uma grande verdade!
Obrigada pela sua participação, ela é muito importante para mim e com certeza para nossas amigas.
beijos e uma ótima quarta

Marisa disse...

Olá, querida! :) Estou meio cansada hoje e com um montão de coisas pendentes, mas bem melhor. Já vi ali abaixo que tem sido um período difícil pra vc. Com tempo e persistência tudo se ajeita. Volto mais tarde para ler tudinho com mais tempo e calma. ;)

Beijinhos

Dani disse...

Oi Lu, obrigada pela visita! Sempre tentarei colocar coisas que nos ajude e nos estimule a manter nossa RA.
Apareça sempre que puder!
Besitos!

Dri disse...

Oi Luciana, obrigada pela visita. Adorei esse artigo. Se me permite, vou leva-lo para meus grupos de emagrecimento. faz as pessoas refletirem a respeito de perseverança, objetivo, força de vontade, etc. Tudo que mais buscamos qdo iniciamos RA.
Apareça mais vezes.
Um gde e fraterno abraço.
Bom restinho de quarta-feira.
Espero que melhore de sua bronquite. Por falar em bronquite, como é seu consumo de leite e derivados? Qdo se diminui o consumo ocorre uma melhora significativa dos problemas respiratórios. Isso porque a proteína do leite é muito alergênica e seu órgão lavo preferido são os pulmões. As proteínas do leite impedem que o muco seja expelido.
Avalie-se e depois me conta.
Bj

Larissa disse...

To precisando colocar este texto em ação!
Vou tentar, prometo!
Boa quarta!
BEIJOS, LARA.

http://www.priemforma.com disse...

Oi Claro que pode me add sim!
Bem legal seu blog!bjks